VENHA PARA A LIBERDADE E EVOLUÇÃO DO SOFTWARE LIVRE LINUX UBUNTU!

Publicado: 17 de março de 2013 em CULTURAL, ECONOMIA, Educação, Inclusão Digital, Mensagem Pessoal, RIO LARGO - AL
Tags:,

Caros Leitores,

Vejam este excelente poste que ensina com simplicidade a configuração de trabalhos acadêmicos e outros documentos no formato da norma ABNT. Clique no link ou o copie e cole em seu navegador, e faça uma boa leitura e aprendizado.

http://www.ubuntubrsc.com/formatacao-de-trabalhos-academicos-no-libreoffice.html

Quer conhecer mais sobre o assunto? Quer saber como utilizar o software livre no seu dia-a-dia, e ter a sua disposição uma tecnologia livre do pagamento de licenças de software, e que é atualizada permanentemente por programadores em todo o mundo?

É simples e fácil: Visite a CASA DA INCLUSÃO DIGITAL SOLIDÁRIA, situada nas proximidades da Praça Padre Cícero, no prédio do Antigo Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Fiação e  Tecelagem de Rio Largo, e se inscreva em nossos cursos de capacitação nesta tecnologia que está substituindo os programas pagos da MICROSOFT. Pois, ao contrário do que as escolas de informática tradicionais ensinam, as grandes empresas e as organizações governamentais, não estão mais utilizando programas pagos, como acontecia em passado recente, como é o caso, dos fornecidos pela Microsoft. 

O uso do Software Livre, das distribuições do LINUX, a exemplo do UBUNTU 12.10, com o pacote de escritório LibreOffice, além de uma infinidade de aplicativos que alcançam todas as áreas da economia, ciência e educação, e que podem ser baixados diretamente da internet sem custos, agora com versões que competem em condições bem superiores, com os programas pagos (ou pirateados, como é o caso daqueles que os técnicos instalam na maioria das máquinas domésticas…), contendo plataforma gráfica moderna e extremamente funcional e prática; está presente na maioria das grandes empresas brasileiras e nas de todo o mundo, principalmente nas universidades. 

Uma das maiores vantagens do Linux é o fato de ele rodar com excelente desempenho, mesmo em máquinas antigas e de menor capacidade de processamento, por se tratar de um sistema leve, para não mencionar, o fato relevante, de que os vírus que infestam a plataforma do Windows, não conseguirem atingir o sistema. Só isto, já justificaria seu uso, pois é comum, vermos as máquinas que rodam o Windows sendo formatadas pelos técnicos com grande frequência, consequência da infestação por vírus, o que gera despesas para os usuários, além da perda de muitos documentos preciosos. 

O Ubuntu 12.1, ainda vem com o serviço de armazenamento na nuvem, o Ubuntu One, ou seja, uma pasta de arquivo especial, onde se pode salvar os documentos, e eles, além de ficarem armazenados no computador, são automaticamente enviados para uma pasta equivalente, que fica nos milhares de servidores do serviço, diretamente na internet, ou seja, na “nuvem”. Dessa forma, se a máquina vier a sofre algum dano, os arquivos sempre estarão protegidos e acessíveis para o usuário do sistema, que poderá sempre acessá-los na internet, bastando para isto, se logar em sua conta particular no Ubuntu One.

No mais, há uma ampla comunidade de colaboradores do sistema em todo o mundo, ativa em fóruns, blogs, redes sociais, e outros, que estão sempre colaborando com os novos e antigos usuários do sistema. 

Também, programadores em todo o mundo, que trabalham em inúmeras organizações presentes em todo o planeta, e até na Estação Espacial Internacional, desenvolvem continuamente o sistema, gerando novas aplicações e amplificando o seu alcance, como se fossem um único laboratório, o maior do mundo, no desenvolvimento do software livre, com o compromisso de disponibilizarem as inovações criadas, para toda a comunidade de usuários do Linux, sem a cobrança de licenças ou direitos autorais. Essa é a regra do Linux. Tem todo o sentido para a área do conhecimento, pois ele não é propriedade particular de ninguém, pertence a todos nós!

Talvez você ainda não saiba, mas é baseado neste sistema livre, que a maioria dos nossos eletrodomésticos com recursos eletrônicos estão sendo desenvolvidos, também os equipamentos médicos, pilotos automáticos, equipamentos de GPS, circuitos eletrônicos de veículos, máquinas, sistemas de controle de tráfegos, sistemas de segurança civis e militares, entre muitos outros.

Dá próxima vez que você ligar o rádio do seu carro naquela estação preferida, ou apertar o controle que fecha as portas do seu carro e ativar o alarme, ou mesmo, fizer pipoca no micro-ondas da sua cozinha, enquanto assiste um filme na TV de tela plana, vai se lembrar que o Linux, ou seja, o software livre, é a base e a possibilidade para tudo isto.

Uma coisa importante! Não se engane, por favor! Software Livre e Gratuito, não significa produto de má qualidade. Bem ao contrário! Significa que muitos programadores o utilizam e o desenvolvem de forma colaborativa. Aliás, a internet só foi possível por causa deste tipo de trabalho colaborativo.

Quando um grande número de pessoas, movidas pelo mesmo propósito de contribuir para um mesmo fim comum positivo, se juntam e trabalham em vários países, em uma mesma comunidade colaboracionista, por vários anos a fio, não tenha dúvida, o resultado é o melhor possível!

Atividade Colaboracionista…, é exatamente o que estamos fazendo aqui e agora! Eu escrevendo e você lendo este texto, e depois divulgando estas ideias para outras pessoas, que também serão beneficiadas pelo conhecimento e informação, nele contidas.

Atividade Colaboracionista, tem tudo a ver com o Ser um Humano. Nada a ver com ser um Tubarão vorás que devora um cardume inteiro sozinho.

Quer se livrar da necessidade de sempre ter que trocar o sistema da sua máquina, porque ele ficou obsoleto e a Microsoft não dá mais suporte, porque já lançou uma nova versão do sistema pago Windows? Quer ter um sistema livre e gratuito e que não para de ser atualizado? Um sistema que roda nas grandes empresas nacionais e internacionais, no Sistema Financeiro, nas instituições governamentais, a exemplo dos Ministérios do Governo Federal, Empresas Públicas, Judiciário, e outros?

Por outro lado, se você preferir ter rodando em sua máquina, tanto o Windows, que você já conhece, e também o Linux Ubuntu, que você está começando a descobrir, saiba que é perfeitamente possível e é até muito simples instalar o Ubuntu na mesma máquina em que você já tem o Windows.

Uma vez instalado o novo sistema; procedimento que é feito sem a necessidade de formatar o disco fixo que contém o Windows, ou mesmo, sem a perda de arquivos ou programas; bastará que ao ligar o computador, fazer a escolha, no momento da inicialização do sistema, qual plataforma você irá utilizar para a sua cessão de trabalho.

Assim, você poderá continuar utilizando o que  já  é  do seu conhecimento, e também, dar início a nova e gratificante experiência de utilizar esta tecnologia livre e gratuitamente acessível. Faça um teste e você irá, certamente, se surpreender com a facilidade e praticidade desta proposta.

Então, venha conhecer o Linux Ubuntu na Casa da Inclusão Digital Solidária, um projeto de inclusão digital que oportuniza o crescimento profissional da comunidade de Rio Largo.

O nosso aluno mais jovem, tem apenas 14 anos, e o mais vivido, tem 85 anos. Aqui, idade não é obstáculo para o crescimento pessoal.

Faça-nos uma visita, se inscreva nos cursos, navegue na internet, e tome um cafezinho com a gente!

Será um prazer recebe-lo. A nossa equipe está à sua disposição! 

Um grande Abraço!

Edimilson Marinho

Casa da Inclusão Digital Solidária

Sonhando e Empreenendo com nossa Comunidade.”

Acesse à Comunidade Ubuntu Brasil:

http://www.ubuntu-br.org/

Este texto foi escrito utilizando o Writer, que é o editor de texto do LibreOffice.

Esta é a Área de Trabalho com o Ubuntu 12.1, já instalado no meu Notebook:

ÁREA DE TRABALHO DO UBUNTU 12.1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s