LARGO LIXO NO CENTRO DO RIO

Publicado: 25 de novembro de 2012 em CIDADANIA, Mensagem Pessoal, Notícias e política, RIO LARGO - AL

Caros Leitores,

O lixo em nossa comunidade não é um problema novo. Ele já estava aqui antes que chegasse o tempo do “Rio Largo Tem Jeito” e do “Fazendo Acontecer”, lembram?

Prosseguiu quando surgiu “Um Novo Tempo”. Permaneceu no “Acreditando no Futuro”. Então, veio o “No Caminho Certo”. E  o Lixo, por sua vez, só aumentou!

E mesmo agora, quando temos “Uma Nova Estória” (que veremos se com “e” ou “h”…), o nosso Lixo não arreda o pé de jeito nenhum!

Vem mais coisa por aí, e já sabemos, mais Lixo também…

No caso do bairro do Centro, e em plena Avenida Presidente Getúlio Vargas, foco de toda a atividade comercial, pública e social local, e do Lixo também…  Este assume a cada dia, o seu lugar de maior destaque, cercado pela Praça Comendador Teixeira Bastos, Escola Estadual Francisco Leão, Estação Ferroviária, Sede das Secretarias Municipais de Educação, Finanças, Ambiente, Obras e Urbanismo, Assistência Social, Saúde, por nossa Câmara Municipal, e de quem jamais poderia faltar nesta audiência, pela própria sede do Governo Municipal… Além é claro, a Igreja Matriz, as casas comerciais, o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, o CrediAmigo (BNB), os cartórios, a agência do INSS, a agência dos Correios, e de toda a população que dia e noite circula no centro da cidade.

O Lixo, minha gente, veio para ficar! Olhando para todos com seus olhar nebuloso, ele parece dizer: “Daqui não saio, daqui ninguém me tira!”

E para sua maior segurança, o Lixo instituiu os “Dragões Urubus”! Uma milícia particular, armada com enormes bicos afiados, de olhos frios e negros como uma gélida noite na Antártida, munidos de garras negras e vestidos com a cor das milícias treinadas para as operações especiais. Com este Lixo não se brinca…

Mas de quem é a responsabilidade pelo problema que a todos parece afetar? Imputar unicamente às autoridades municipais, não é de todo justo. É o que penso!

Se não, vejamos: A Secretaria de Obras e Urbanismo fala de sua impotência em mudar o atual lugar do volumoso descarte, afirmando que se mover o contêiner para um outro ponto, a população não irá obedecer e vai continuar descartando ali mesmo. Como disse, o lixo tem ameaçado a todos com o seu bafo de esgoto: “Comigo ninguém mexe, porque tenho as costas quentes”!

Nele encontramos frequentemente, os restos do processo da comercialização, do lucro e dos impostos da venda da carne bovina em frigoríficos do centro. Não saberia se de todos, de alguns, ou de apenas um, mas o fato é que lá não faltam restos de ossos, que os cachorros adoram… Generosos pedaços de carne apodrecida, amados pelos Dragões Urubus…

Neste caso, os próprios donos dos estabelecimentos que comercializam estes produtos, tem sua importante parcela de responsabilidade também!

Claro que eles têm a necessidade de descartar estes restos. Afinal, o Lixo é um decorrente social natural das cidades e do meio urbano. Todavia, aqui deveria entrar nossas autoridades sanitárias, e mesmo, a ação do Conselho Municipal de Saúde, órgão da máxima importância nesta comunidade!

Quando por lá passei, pois fui do colegiado de fundação do órgão, o problema maior eram os esgotos que corriam ao céu aberto, lá no popular bairro do Mutirão, cujo nome oficial é Conjunto Industrial Arnaldo Paiva.

Empreendemos então, uma luta tal, que resultou na aprovação da nossa proposta:

Investir no saneamento daquela área os recursos orçamentários possíveis para o exercício do ano seguinte.

Resultado:

As quadras originais daquela área até hoje estão saneadas, e devidamente calçadas.

A ocupação dos terrenos prosseguiu ao longo dos anos, e hoje, o problema estar novamente presente ali, e necessita de urgente solução por parte das autoridades.

Voltando ao Lixo, que precisa ser descartado pelos frigoríficos e laticínios, além da população local e é um problema do presente.

Cabe as autoridades sanitárias, agirem no sentido de disciplinar este descarte em recipientes apropriados, e com recolhimento programado, para que não ocorram as violações dos conteúdos, como temos assistido diariamente no Centro da Cidade de Rio Largo.

Uma vez estabelecido o disciplinamento para o descarte, estabelecido os horários de recolhimento de forma efetiva e racional, cabe as autoridades as tarefas de executar o plano, sua fiscalização e aperfeiçoamento contínuo.

Quem não cumprir com o estabelecido, que seja multado. As multas servem tanto para educar, quanto para financiar a própria coleta do Lixo.

Por fim, Lixo é dinheiro! Vamos pensar em reciclagem dos materiais ali presentes, e gerar com isto renda no município. Os investimentos invertidos em reciclagem geram um sistema autossustentável, que gera energia, recursos, empregos e evita a contaminação do nosso ambiente. Afinal, para que é mesmo que temos uma Secretaria do Ambiente em nossa comunidade?

Apelamos por fim, as nossas autoridades que atuem de modo a mudarmos as tristes imagens do lixo jogado ao céu aberto, dos urubus e dos cachorros que roem ossos, e atacam restos de carne apodrecida em nossa principal avenida.

Meu telhado também apela! O telhado da Estação Ferroviária, da agência dos Correios e de todos os órgão públicos e estabelecimentos comerciais, se juntam neste apelo! Pois o Lixo, também gera telhas quebradas e muita pingueira! Não é mentira não! É que a “Esquadrilha de Urubus” da República do Lixo, faz dos nossos telhados Aeroporto!

E por falar em Aeroporto… A Segurança Aeroportuária do Zumbi dos Palmares, com seus vôos contantes, em que muitas vidas estão em risco, também apela!!!!

Sabem, não queremos por fim, a triste notícia de que alguma aeronave caiu próxima da cabeceira da pista do Aeroporto Zumbi dos Palmares, o que significa o telhado de muitas casas de riolarguenses, fazendo muitas vítimas fatais, tanto de passageiros, quanto de moradores, por causa de uma colisão com a “esquadrilha de urubus” que circundam o suculento Lixo do Centro de Rio Largo…

Como se tem dito: “O Aeroporto também é nosso”! Então, cuidemos do nosso Lixo!

Edimilson Marinho

Cidadão de Rio Largo e de Alagoas

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s